← Voltar

AO TRABALHO

Editorial, publicado no Boletim 42 do IAB-SP de fev/mar de 2004


O trabalho começou! E este boletim ilustra o ânimo e energia da nova Diretoria para a condução séria e responsável de nosso Instituto. Parcerias, cursos, palestras estão em andamento. Novos concursos estão sendo contratados e planejados sempre com a perspectiva do aprimoramento profissional e da busca de propostas arquitetônicas inovadoras para o espaço público
 

Os concursos, em diferentes categorias e abordagens (Revestir, o concurso de Araras, o HabitaSampa, o Prêmio de Pré- Fabricados e o novo Prêmio CAUÊ) ilustram as oportunidades geradas pelo IAB/SP para uma melhor exposição da criatividade dos nossos arquitetos. A qualidade dos trabalhos apresentados tem surpreendido e garantido o interesse público para o papel do arquiteto. Com a SEMPLA estamos organizando outro grande concurso. Agora para um bairro novo na cidade de São Paulo. Será mais uma oportunidade para o exercício do talento de nossos colegas.

O trabalho começou também no relacionamento com o poder público e com a iniciativa privada. Reuniões têm sido agendadas sempre com o intuito da valorização do profissional arquiteto e da ampliação de sua participação nas oportunidades de trabalho, bem como na democratização de seu acesso. 

O trabalho começou, ainda, nas atividades culturais com a programação de encontros de nossos associados com arquitetos estrangeiros, artistas e personalidades notáveis de nosso meio e história. A visita histórica de Sergio Ferro ao IAB, no dia 10 de março, viabilizada através da parceria do IAB com o Portal Vitruvius e a vinda dos professores Joseph Rykwert (Universidade da Pensilvânia, EUA) e Robert Tavernor viabilizada através da parceria do IAB com a FAU/ USP são exemplos desse trabalho. 

Anexada a este boletim, os colegas vão encontrar uma pesquisa que tem seu porte de correio pago (para resposta). Com ela, esperamos obter informações e melhor entendimento das reais necessidades de nosso associado, seu perfil, e expectativas. Contamos com a rápida resposta, pois nossas futuras ações dependem desse resultado. Abrimos também neste boletim um espaço para informes técnicos que vão abordar diferentes assuntos do interesse do associado pelo viés da técnica. 

E festa também é cultura. E todos que tiveram a oportunidade de comparecer ao congraçamento público da solenidade de posse, puderam exclamar: Esta é nossa praça! Num momento simbólico desta gestão, festejamos a renovação, com uma solenidade singela e num espaço público, quando as diretorias do IAB nova e anteriores, com seus conselheiros, associados, e as muitas empresas apoiadoras, puderam confraternizar-se. Assim, festejamos o rito de passagem, a própria cidade e seus cidadãos. 

O IAB, o nosso caro Instituto de Arquitetos do Brasil, em especial nosso Departamento Estadual representado também por muitos de seus núcleos, festejou o otimismo que apesar das dificuldades cotidianas dos arquitetos sempre permeia suas ações, seus projetos e expectativas para o futuro das nossas cidades. 

Com simplicidade e coragem pudemos constatar que mais do que a própria arquitetura são as pessoas que fazem o lugar, e desta forma pudemos mostrar que cidadania, civilidade, educação e cultura são a fundação primordial de uma arquitetura de sucesso construída nas ações coletivas de nosso próprio Instituto. 

Nesse primeiro ato público do IAB e desta gestão que foi empossada em um mandato de responsabilidades, buscamos um novo significado, um novo paradigma para nós arquitetos e para nossa relação com as nossas cidades e seus habitantes. Acreditamos que conseguimos nossa meta, dada a grande repercussão da solenidade bem como a alegria contagiante de todos os presentes na solenidade. Dos compromissos firmados em discurso ressaltamos enfim a responsabilidade que nos é transmitida pelo conjunto de associados de nosso Instituto que esperam e acreditam no IAB como fórum de discussão dos problemas que afligem as nossas populações e fórum de proposição de uma nova cidade para todos. 

Trata-se de um trabalho bilateral no qual o associado, a diretoria e o Conselho compartilham responsabilidades, discutem, propõem, delegam, administram e põem em movimento. Em breve, juntos, vamos colher os frutos de nossas ações. Em todas iniciativas do IAB/SP, empresas parceiras têm garantido o brilho de nossas atividades. Chamo atenção para os últimos 26 boletins cuja publicação só foi possível graças à parceria com a Universidade Paulista – UNIP. A ABCP, ABCEM, Açominas, CBCA, Munte, IntelligentTable, Fademac, Comporta painéis, e a Sonda Supermercados, por outro lado, garantiram o brilho da solenidade de posse desta gestão. Outras empresas parceiras estão interessadas, por meio do IAB/SP, aproximar-se também da arte, da técnica e da criatividade de nossos associados. 

E, como lembra Sergio Ferro, "a arte é a expressão da alegria no trabalho livre".

AO TRABALHO

Paulo Sophia
Presidente do IAB-SP
fevereiro / 2004