
O novo prédio foi totalmente concebido com finalidade escolar e tem como conceito a de Escola Vertical.
A escola Móbile é, para nós, o resumo de uma experiência profissional dos últimos doze anos em que projetamos escolas. Nesse período projetamos pequenas e grandes escolas, projetamos novas e também reciclamos antigas e sempre com os mais diferentes programas pedagógicos.
A Móbile iniciou suas atividades como uma pequena escola de bairro que, nos últimos vinte e cinco anos, vem crescendo baseada no esforço pessoal de suas diretoras e pedagogas. Adquirindo pequenas residências e lotes vizinhos, reciclando-os dentro de conveniências, possibilidades físicas e financeiras mas sempre com a preocupação de oferecer o melhor espaço possível aos seus alunos. E é exatamente na organização de seu crescimento e no planejamento dos novos espaços que se fez necessário a intervenção do arquiteto, e foi dentro desse contexto que fomos contratados, para uma transformação de escala e qualidade.
Foi projetado um edifício de estrutura mista - duas torres de concreto moldadas in-loco que abrigam as circulações verticais (escadas e elevadores) e os sanitários, ligadas pelo corpo principal em estruturas metálicas. Amplas salas de aula, laboratórios de física, química, biologia e informática, quadra coberta e setor de administração escolar são algumas das funções distribuídas pelos corredores deste novo edifício.
No rico movimento de planos e níveis, a estrutura assume o papel de referência dos espaços, com a articulação do mezanino curvo e atirantado ao lado da colunata com pé direito duplo.
A cor também é preponderante no projeto com o revestimento de uma grande torre com pastilhas amarelas, contrapondo do vigamento metálico azul e de trechos revestidos de cerâmica cor de tijolo.
Pela concepção, planejamento e desenho, este projeto recebeu o Prêmio Ex-Aequo - Categoria Edificações - na 3a. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em novembro de 1997.
Filme: Tom Hamburger
Ficha Técnica
Arquitetura:
Paulo Sophia Arquitetos Associados
Colaboradores:
Liliane Ferreira Novo, Cláudia Yumi Inokuti, Fábio Coldfarb, Andréa Elaine Di Roberto, Regina Saemi Kikkawa, Daniella Vian Matavelli
Projeto Estrutural/Concreto:
Eng. Paulo Puga
Projeto Estrutural/ Metálica:
Eng. Waldecyr Pereira da Silva
Projeto Elétrico/Hidráulico:
Escritório Técnico Manfredo Rewald
Projeto Ar-condicionado:
Escritório Técnico Willem Scheepmaker & Associados
Controle Tecnológico:
Falcão Bauer
Construção: Construtora Samenge Engenharia e Construção, direção técnica engenheiro Ricardo Sâmara
Fotografia: Maíra Akemi