09_colegiomobile-18.jpg
 
 

Escola Móbile

 
 
 

O novo prédio foi totalmente concebido com finalidade escolar e tem como conceito a de Escola Vertical.


A escola Móbile é, para nós, o resumo de uma experiência profissional dos últimos doze anos em que projetamos escolas. Nesse período construímos pequenas e grandes escolas, propusemos construções novas e também reciclamos antigas e sempre com os mais diferentes programas pedagógicos.

A Móbile iniciou suas atividades como uma pequena escola de bairro que, nos últimos vinte e cinco anos, vem crescendo baseada no esforço pessoal de suas diretoras e pedagogas. Adquirindo pequenas residências e lotes vizinhos, reciclando-os dentro de conveniências, possibilidades físicas e financeiras mas sempre com a preocupação de oferecer o melhor espaço possível aos seus alunos. E é exatamente na organização de seu crescimento e no planejamento dos novos espaços que se fez necessário a intervenção do arquiteto, e foi dentro desse contexto que fomos contratados, para uma transformação de escala e qualidade

Foi projetado um edifício de estrutura mista - duas torres de concreto moldadas in-loco que abrigam as circulações verticais (escadas e elevadores) e os sanitários, ligadas pelo corpo principal em estruturas metálicas. Amplas salas de aula, laboratórios de física, química, biologia e informática, quadra coberta e setor de administração escolar são algumas das funções distribuídas pelos corredores deste novo edifício.

No rico movimento de planos e níveis, a estrutura assume o papel de referência dos espaços, com a articulação do mezanino curvo e atirantado ao lado da colunata com pé direito duplo.

A cor também é preponderante no projeto com o revestimento de uma grande torre com pastilhas amarelas, contrapondo do vigamento metálico azul e de trechos revestidos de cerâmica cor de tijolo.


Pela concepção, planejamento e desenho, esta obra recebeu o Prêmio Ex-Aequo - Categoria Edificações - na 3a. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em novembro de 1997.

Filme: Tom Hamburger


 

Ficha Técnica

Arquitetura: 
Paulo Sophia Arquitetos Associados

Colaboradores:
Liliane Ferreira Novo, Cláudia Yumi Inokuti, Fábio Coldfarb, Andréa Elaine Di Roberto, Regina Saemi Kikkawa, Daniella Vian Matavelli

Projeto Estrutural/Concreto: 
Eng. Paulo Puga

Projeto Estrutural/ Metálica: 
Eng. Waldecyr Pereira da Silva

Projeto Elétrico/Hidráulico: 
Escritório Técnico Manfredo Rewald 

Projeto Ar-condicionado: 
Escritório Técnico Willem Scheepmaker & Associados

Controle Tecnológico: 
Falcão Bauer

Construção: Construtora Samenge Engenharia e Construção, direção técnica engenheiro Ricardo Sâmara

Fotografia: Maíra Akemi

OUTROS PROJETOS ESCOLARES