← Voltar

CONVOCAÇÃO

Editorial, publicado no Boletim 43 do IAB-SP de abril de 2004


O IAB e todos os seus departamentos se preparam para o 119° COSU, em Brasília. Uma histórica reunião que terá o caráter definidor das políticas que irão nortear o IAB - DN durante a próxima gestão. O importante comando do arquiteto Haroldo Pinheiro, que esteve à frente do IAB durante as duas últimas gestões, se amplia numa nova etapa.
 

Haroldo com sua conduta clara e segura deixa um caminho preparado para a condução do Instituto ao nosso objetivo maior – a consecução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – cujo projeto de lei (PL. – 347/03) já está em processo de relatoría no Senado Federal. Cabe aqui o reconhecimento e agradecimento pelo trabalho e dedicação na luta pelo nosso conselho próprio ao colega arquiteto Haroldo Pinheiro.

O IAB – Departamento de São Paulo preparou um documento, como contribuição ao debate, que se dará neste próximo COSU. O debate também já acontece aqui em nosso próprio departamento onde estamos discutindo a conjuntura nacional e o futuro do IAB, o Colégio Brasileiro de Arquitetos e a atuação internacional, a formação profissional e a prática profissional, as políticas públicas e por fim, a organização do IAB e suas finanças. O documento que está disponível no site do IAB foi encaminhado a todos os presidentes de núcleos e suas contribuições agregadas. Contamos com a contribuição de todos os associados para o debate.

Neste momento em que todo o IAB dá uma demonstração de união nacional para a busca de soluções para os problemas que angustiam os profissionais arquitetos e toda a sociedade, assistimos à tensão social que se alastra em todo o país explodindo em disputas armadas no campo e nas cidades. São os garimpeiros contra os índios, os fazendeiros contra os “sem- terra”, o narcotráfico versus a própria sociedade, os “sem-teto”, os “sem-trabalho” os “sem-dignidade” etc. Esta violência não tem fronteiras e a instabilidade global é um fato. Trata-se de uma disputa de interesses, desigual e desumana que afasta as pessoas, enfraquece o tecido social destruindo os verdadeiros valores de uma sociedade pluralista e democrática que todos queremos construir. A arquitetura é invenção. Invenção que só tem sentido no encontro dos homens com a paz. 

Esta é a conjuntura global e o IAB/SP não pode se calar. Estamos em um ano eleitoral e devemos apresentar imediatamente àqueles que se proporão como dirigentes municipais e estaduais o espaço do IAB para o debate sobre a atual conjuntura e as soluções de nossos problemas candentes. 

Sobre o nosso conselho profissional próprio o CAU, a aprovação do PL-347/03 que o Senado Federal examina neste momento será o primeiro passo na valorização da profissão, o reconhecimento das relevantes implicações humanísticas, culturais, estéticas e artísticas que distinguem a Arquitetura e o Urbanismo como profissão importante para a própria sociedade e seu futuro. Com a sua aprovação, o Senado Federal poderá fazer uma reparação pública ao importante trabalho dos arquitetos e urbanistas. O IAB/SP aproveita todas as oportunidades e todas as tribunas para falar, divulgar e defender a rápida tramitação deste importante projeto de lei neste sentido encaminhou correspondência ao senador Eduardo Azeredo, relator do projeto de lei, solicitando a sua rápida aprovação. Esta carta está no site e solicitamos que os colegas façam o mesmo. 

Em Bauru encontramos no dia 9 de abril os estudantes que estavam reunidos no EREA e levamos as últimas informações do projeto de lei de nosso Conselho, mostrando a importância do trabalho conjunto de profissionais e estudantes de arquitetura. 

No dia 10 de abril nos reunimos com os presidentes dos núcleos de Marília e Bauru, os colegas arquitetos Maurício Santana Rezende e Wagner Domingos No dia-a-dia do Instituto as ações já surtem efeito. Os colegas já estão respondendo à pesquisa que foi encartada no boletim 42. As respostas serão catalogadas, classificadas e em breve utilizadas como fonte de orientação das ações da diretoria. Você que ainda não enviou tem chance de participar e colaborar com os avanços que a pesquisa certamente irá propiciar a todos. 

Apesar de todas as dificuldades que os colegas enfrentam em seu dia- a- dia muitos têm encontrado tempo para se dedicarem ao desenvolvimento e participação em concursos que nosso Instituto tem promovido nacionalmente. Aqui em nosso departamento vários concursos têm possibilitado a discussão de temas candentes de nossas cidades. O recente HABITASAMPA que o leitor irá encontrar nas páginas deste boletim propõe soluções para uma nova modalidade de moradia, de locação social. Neste momento as atenções estão todas voltadas para o concurso BAIRRONOVO que abre uma nova dimensão para os colegas arquitetos que terão a possibilidade de projetar todo um bairro com 3 milhões de m². O projeto de um bairro ideal, uma utopia viável. 

Já está lançada a Premiação Jovens Arquitetos. Colegas com menos de 40 anos poderão expor e discutir seus trabalhos durante o mês de maio em debates que estão sendo preparados no Museu da Casa Brasileira. Os prêmios estarão divididos em três categorias, a saber: projetos arquitetônicos, projetos urbanísticos e trabalhos teóricos.

Registro também o encontro do IAB com os vereadores de São Paulo Gilberto Nataline e Nabil Bonduki na Câmara de Vereadores de São Paulo quando estiveram em exposição os painéis comemorativos dos 60 anos do IAB.

Importante salientar por fim o evento de premiação de profissionais e estudantes com projetos de pré-fabricados, em parceria com a ABCP e a ABCIC, matéria importante que já se encontra no site do IAB e deverá ser abordada em profundidade na próxima edição do boletim. Este editorial é um misto de prestação de contas, de manifesto, e de convite, uma convocação para a sua participação nos eventos que a Diretoria organiza e registra: 

o que se fez, o que se pensa e o que se pretende.

Paulo Sophia
Presidente do IAB-SP
abril / 2004