← Voltar

União e Convergência

Editorial, publicado no Boletim 44 do IAB-SP de maio de 2004


A união que caracterizou a 119° reunião do conselho superior do IAB e que culminou com a eleição da nova direção nacional é a demonstração inequívoca do compromisso de toda a diretoria do IAB com os mais caros princípios e ideais que sempre estiveram presentes na história de nosso instituto
 

O IAB se fortalece com a eleição de Demetre Anastassakis, do Rio de Janeiro e Gilberto Belleza, de São Paulo, para respectivamente a presidência e vice-presidência do IAB/DN. Eles sucedem à profícua e exemplar gestão de Haroldo Pinheiro que dirigiu o IAB durante dois períodos. O IAB sai fortalecido para a continuidade do importante trabalho de Haroldo em defesa da arquitetura como forma inequívoca do mais alto grau de manifestação da cultura brasileira. 

União e Convergência construídas para o sucesso de nosso Instituto e de nossos associados são palavras que definem o espírito deste momento. Estamos, todos nós do IAB, firmes e decididos para juntos, com a nova Direção Nacional, continuarmos os trabalhos para a consecução final de nosso Conselho Profissional, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo

E vale repetir que esta nossa luta pelo CAU significa muito mais do que uma atitude corporativista. Significa sim a defesa da própria sociedade, de suas cidades e de seus cidadãos. Demetre e Belleza estarão à frente, mas contarão com a nossa retaguarda, pois no dia-a-dia o IAB em todo o território nacional e, em especial em nosso Departamento, aqui em São Paulo, assumimos postura de altivez política e compromisso com a ética.

Ainda em Brasília e antecedendo ao 119 COSU houve a audiência pública no Senado Federal para a apresentação dos representantes de entidades de arquitetos interessados na rápida aprovação do PLS 347/03 (no link – http://www.senado.gov.br ) é possível conferir a importância desse momento para nossa história e nosso futuro profissional. 

Quanto ao nosso Departamento continuamos trabalhando e já podemos registrar alguns resultados já conquistados: Os concursos e premiações vêm sendo organizados e têm sido o ponto alto das atividades de nosso Departamento. O recente concurso BairroNovo em andamento já é um recorde de inscrições. O concurso HabitaSampa premiou e já contratou as equipes de jovens arquitetos vencedores e resultará também numa bela publicação com as avaliações do júri. O concurso de Araras que teve sua origem na 5ª Bienal de Arquitetura culminou com uma festa política dos arquitetos e da cidade de Araras representando também a responsabilidade social do patrocínio da Nestlé. 

O 6ᵒ Prêmio Jovens Arquitetos recebeu 110 trabalhos mostrando a força dos jovens para uma nova paisagem construída. O Premio Cauê segue em sua terceira edição para promover a boa arquitetura com o emprego do cimento branco. Quem ler nossos últimos boletins poderá verificar a qualidade gráfica e o conteúdo que imprimimos a este importante veículo de comunicação de nosso Instituto com os associados e a própria sociedade. 

Como um dos termômetros para as ações do IAB, podemos apontar o expressivo e constante crescimento de nosso quadro associativo. A cada mês novos colegas arquitetos juntam-se a nós. O Site de nosso Departamento já se consolidou como veiculo de consulta rápida e efetiva entre sócios e não-sócios. Ultrapassamos a marca de 750 mil page-views/ mês, mas não vamos parar aqui. Quem visita o site encontra a pesquisa de interesse e satisfação do associado disponível e aguardando a manifestação de todos. 

Para a importante relação entre o Departamento e seus Núcleos, uma intensiva programação de visitas e atividades aos núcleos está em andamento conduzida diretamente pela presidência. Já receberam nossa visita Marilia, Bauru, Suzano, São Carlos e Guarulhos. Um dos primeiros e importantes núcleos do IAB na década de 50, o núcleo de Santos está agora em vias de ser reativado. Na UniSanta de Santos proferimos palestra aos colegas e estudantes sobre a importância do IAB e do futuro Conselho profissional. As universidades UniSanta e UniSantos e os colegas arquitetos de Santos deverão dar a demonstração de União e Convergência que caracteriza este momento de nosso Instituto. O novo Núcleo de Piracicaba também recebe a nossa visita e terá especial atenção da presidência. Saudamos a criação do Núcleo de Limeira que em breve vamos visitar. Para o Núcleo de Ribeirão Preto estamos apoiando seminário local sobre arquitetura de interesse social indicando para uma palestra o colega arquiteto Joan Villá. Aos Núcleos colocamos à disposição toda a estrutura do Departamento no espírito que norteia nossas ações, conforme traduz este editorial – União e Convergência

Os trabalhos iniciais para a 6ª Bienal de Arquitetura que acontecerá de setembro a novembro de 2005, já começaram com a determinação do corpo de conselheiros do IAB-SP, em suas reuniões. O debate sobre o BairroNovo no dia 20 de maio, na sede do IAB, com nosso auditório totalmente lotado, foi exemplar mostrando que quando há demanda há respostas. Em nossa sede o painel de Antonio Bandeira já está sendo restaurado pela artista plástica Magali Melleu

Novos seminários temáticos sobre política e as eleições, e um sobre Arquitetura Esportiva, estão sendo articulados. Registro o novo interlocutor na presidência da AsBEA, o arquiteto Jorge Königsberger, a quem desejamos as boas-vindas para um trabalho político e associativo. Registramos aqui a facilidade de comunicação que sempre tivemos com esta importante associação co-irmã e que irá se ampliar com este profissional exemplar naquilo que é interesse dos arquitetos, da sociedade e da qualidade dos espaços construídos de nossas cidades. 

Afinal este momento é o momento da União e da Convergência!

Paulo Sophia
Presidente do IAB-SP
maio / 2004