← Voltar

IAB - Uma entidade de todos

Editorial, publicado no Boletim 45 do IAB-SP de jun/jul de 2004


O nosso Instituto De Arquitetos Do Brasil tem uma história digna e referencial, construída pelos arquitetos brasileiros. Não se trata de uma história de uma pequena parcela de nossos profissionais, mas de uma história de todos os arquitetos

Da mesma forma, o nosso Departamento, com o compromisso e engajamento coletivo voltados para os interesses da sociedade, da arquitetura e de seus arquitetos, contribuiu para essa história.

Quando por aqui passou um grupo de arquitetos cariocas, a caminho de Buenos Aires, mostrando a produção arquitetônica moderna que vinha sendo desenvolvida no Rio de Janeiro, incentivaram os arquitetos a criarem o Departamento paulista do IAB. Desde então, várias gerações lutam incansavelmente pelo crescimento de nossa entidade e pela ampliação da participação do arquiteto nas questões relevantes da cidade, de seu planejamento e transformação.

A partir da década de 70, iniciou-se a expansão de nosso Departamento para o interior do Estado, com a criação dos primeiros núcleos do Departamento de São Paulo. Até hoje, foram criados mais de 30 núcleos em todo o interior do Estado, mostrando a força de nossa entidade e a preocupação dos arquitetos com o programa político-cultural do IAB.

Alguns desses núcleos, por dificuldades financeiras e conjunturais, acabaram se dissolvendo, voltando a se reerguer mais tarde apesar de todas as dificuldades. Com tudo isso, fica claro a necessidade do fortalecimento de nossa entidade.

Só uma entidade de todos, forte e representativa terá voz e presença em nossa sociedade. É por esta consciência que lutamos. A recente criação de mais dois núcleos do IAB/SP, em Limeira e Piracicaba, vem reforçar essa proposta. Os núcleos foram montados pelo esforço de alguns profissionais que visualizaram a necessidade de uma entidade que representasse os arquitetos em suas cidades.

Uma entidade desvinculada de qualquer caráter político-partidário local. Uma entidade com um ideário político-cultural com a ótica do arquiteto diante dos problemas da arquitetura e do urbanismo em nosso país. Uma entidade altiva e não subserviente ao Sistema Confea/Crea.

É assim que persiste o IAB em seus mais de 80 anos de existência.

É importante salientar que em todo esse período, a entidade sempre esteve apoiada em seus associados. Uma entidade não existe sem a participação dos associados, quer seja na forma de contribuição associativa, quer seja na forma de participação nos eventos programados.

O resultado dos últimos eventos organizados em nosso departamento reflete essa característica. A grande participação dos arquitetos nos concursos organizados – aproximadamente 95% dos concorrentes são associados quites com a tesouraria – é um dado importante. A intensa visitação ao nosso site com mais de 800.000 page views mensais é outro dado importante, mostrando a repercussão de nossas atividades e de nossas informações.

A criação de um serviço de atendimento ao associado é uma diretriz forte no sentido de poder responder com rapidez às necessidades de nossos profissionais e associados. Advogado e contador tem respondido prontamente às solicitações de nossos associados. Aliado a isso tudo, o IAB/SP vem tendo uma intensa atividade, com a realização de eventos, exposições e concursos: o Prêmio Jovens Arquitetos, o Concurso BairroNovo, o Premio Cauê a palestra do arquiteto argentino Alfredo Garay em conjunto com a ABAP, e exposições de arquitetura como a EletriCidade, além de uma presença e participação ativa nos mais variados eventos relacionados com nossa prática profissional, como ABCEM, ABM, ENEA, entre outros.

Temos o importante direcionamento da entidade no sentido de criar convênios com revistas, cursos e congressos, o que possibilita ao nosso associado custos reduzidos e diferenciados. Lembramos aqui a realização da 9ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que acontece entre 12 de setembro e 7 de novembro, sob o tema Metamorfose

A participação brasileira, sob a curadoria de Pedro Cury e Jacopo Crivelli, contará com trabalhos selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo. Ou seja: projetos dos colegas do escritório Aflalo & Gasperni, do grupo UNA Arquitetos, Roberto Loeb (São Paulo), além de projetos dos arquitetos Domingos Bongestabs e Abraão Assad (Curitiba) e Carlos Teixera (Minas Gerais)

Nas páginas deste número está documentada a recente reunião em nossa sede com um expressivo grupo de professores da FAU/USP que vieram apresentar ao IAB a nova proposta de ensino – aprofundada e estendida – em andamento naquela escola, recuperando um valioso espaço de discussão dentro de nossa entidade, relacionada ao ensino da Arquitetura.

Como vocês poderão constatar neste Boletim a intensa atividade de toda a atual Diretoria é voltada para as necessidades profissionais dos arquitetos. Com tais iniciativas, a Diretoria esperando contar sempre com a participação ativa de todos os associados.

Paulo Sophia
Presidente do IAB-SP

Gilberto Belleza
Vice-presidente do IAB-DN
junho / 2004